É SEMPRE MAIS SINCERO PERGUNTAR DO QUE RESPONDER

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DR TELEMARKETING ou como parei de criticar e passei a amar a coerência de Dunga

Usando da mesma truculência que até o último domingo (20), fazia dele o alvo preferido dos maiores insultos e deboches que poderiam ser ouvidos na imprensa, ou em qualquer boteco por aí, eis que o "tecnico" da seleção brasileira de futebol tornou-se o mais novo ídolo dessa grande nação. O motivo da mudança é irritantemente simples: o gentil senhor de cabelos espetados voltou sua metralhadora giratoria para um jornalista da rede de televisão que todo mundo odeia, mas não deixa de assistir (aquela que você certamente conhece algumas pessoas que ligam e desligam o seu aparelho de tevê, sem jamais tirar de lá). Fato que já gerou uma boa porção de mitos a fim de auxiliarem na canonização da simploria personagem.
Isso me faz pensar sobre uma ironia historicamente consagrada: as posições de heroi e vilão são transitórias, e acima de tudo, dependem do ponto de vista. O artilheiro que dá alegria para a torcida rubroverde, é o mesmo que faz chorar a nação alviazul. O messias socialista é a ameaça ao capitalista. E a vitoria de João, é a derrota de José.
Antes que John Nash volte a ser Carla Perez, aproveito para tratar da insuperável influência do ponto de vista sobre nossos julgamentos. O texto é simples e a missão também:
TRANSFORMAR OS OPERADORES DE TELEMARKETING NOS PRÓXIMOS NAMORADINHOS DO BRASIL!



- Bom dia, meu nome é Samarildo e falo em nome da operadora TCHAU. Com quem eu falo por gentileza?
- Que??
- Meu nome é Samarildo e falo em nome da TCHAU. Com quem eu falo por gentileza?
- Hã?
- Seu nome por favor.
- Ah, é a dona Maria.
- Maria. Nós estamos ligando apenas para fazer uma atualização de endereço, pode ser com a senhora mesmo?
- Que?
- Atualização de endereço, pode ser com a senhora?
- Ah, eu não tô entendendo nada.
- É só uma atualização de endereço, pode ser?
- ................
- Senhora?
- ...............
- Maria?
- ..............




- Bom dia, meu nome é Samarildo e falo em nome da operadora ESCURO. Com quem eu falo por gentileza?
- Hã?
- Meu nome é Samarildo, eu falo...
- Sama o que?
- Samarildo, da operadora ESCURO.
- Samanino?
- S-a-m-a-r-i-l-d-o.
- Coitado...
- Com quem eu falo?
- Que que cê quer Tamarindo?
- Estou ligando para fazer uma atualização de endereço.
- Não, não tô enteressado.
- Mas senhor...
- .............
- Senhor?




- Bom dia, meu nome é Sama... João e falo em nome da operadora MORTO, com quem eu falo por gentileza?
- Você não sabe pra quem está ligando, pô!
- Francisco Matias Machado?
- Não, eu sou o pai dele.
- Como é o nome do senhor?
- Pra que que você quer saber meu nome?
- Apenas para tornar nossa conversa mais informal.
- Eu não quero ser seu amigo, quero apenas que você faça logo a porcaria do seu servicinho e pare de me encher o saco!
- ..............
- O que você quer companheiro?
- Nós estamos ligando apenas para fazer um atualização de endereço.
- Pra que?
- Para que a fatura da MORTO possa chegar até sua casa.
- Mas eu não tô enteressado. Passar bem.
- Mas senhor...
- ............
- Senhor?




- Cara, você reclama, reclama, mas sempre sai de uma operadora para outra.
- Eu procuro emprego pra outras coisas, mas só operadora de telefonia me chama.
- Porque é nisso que você tem experiência. Só que se você sempre aceitar a primeira oferta que aparecer, não vai sair do telemarketing nunca.
- .....................
- E você precisa parar de ouvir esses seus colegas que trabalham em outra empresa, e que sempre falam que na deles é melhor. Não fosse por isso, você ainda estaria na mesma empresa pelo menos.
- Você tá certo.




- Alô?
- Alô Samarindo?
- Ele mesmo.
- OI, eu sou a Patricia aqui do rh da TEEN, e eu gostaria de estar falando com você a respeito do curriculum que você deixou conosco aqui essa tarde. Você pode estar vindo aqui amanhã às nove, para que possamos estar fazendo uma dinâmica de grupo com você?
- CLARO?









Acho que não vai dar certo, nem eu fiquei com pena do cara. Talvez tenha mais sorte com político.

4 comentários:

  1. Ah, mas vc pegou leve...aposto q tem cliente muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pior...

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  2. Acho uma campanha bem interessante até porque as telefonistas tambem vão ganhar, são profissões muita mal entendidas, mais um dia a civilidade vai superar toda a ignorancia das pessoas, tomara.

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  3. A praga do gerundio... o telemarketing é campeão nisso. Aliás, como é praga, se alastrou mesmo.
    Eu acho que os operadores tinham que se rebelar, exigir que ao menos os que têm cérebro, como é o caso do autor, pudessem raciocionar, ter liberdade para conduzir a conversa e resolver algumas coisas, sem as amarras do famigerado "sistema".
    Amar é sacrificar-se a mesmice do telemarketing. Você ama. Quem tem a capacidade de amar é feliz.

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